Pressionado a reduzir aglomerações durante a pandemia de coronavírus, o governo federal digitalizou 156 serviços públicos nos últimos três meses. Um total de 58 serviços em março, 45 em abril e 53 em maio passaram a ser oferecidos sem a necessidade de que o cidadão saia de casa.
O esforço elevou para 729 o número de serviços públicos digitalizados desde janeiro de 2019. Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que coordena o processo, a digitalização resulta em economia de R$ 2,2 bilhões por ano com a redução de custos e com o aumento de eficiência dos servidores públicos.
Em relação aos servidores públicos, o Ministério da Economia
considera a digitalização bem-sucedida por deslocar funcionários de tarefas
operacionais para atividades especializadas, otimizando o trabalho. No caso do
seguro-desemprego do trabalhador doméstico, digitalizado durante a pandemia, o
serviço exigia 7,3 mil trabalhadores. Com o atendimento virtual, apenas 630
profissionais passaram a ser necessários, o equivalente a 8,5% do total
anterior.
De acordo com a Secretaria de Governo Digital, a economia anual com o seguro-desemprego para domésticos chegará a R$ 357,9 milhões. Atualmente, o serviço é demandado por 280 mil trabalhadores por ano.